Login
Artigos Semanais
A Consciência
19/02/2014

O que é a consciência e qual é o papel dela no homem? Samael diz: "A consciência que dormes... Que distinta seria se despertasses... Conheceria as sete sendas da felicidade, Brilharia por toda a parte a luz de teu amor, Regozijar-se-iam as aves entre o mistério de teu bosque, resplandeceria a luz do espírito e alegres os elementais cantariam para ti versos em couro". O que é isso que dá ao homem um estado de felicidade e de conhecimento? Sim porque consciência, como está expressa na palavra, é a ciência em si mesmo.

Já ouvimos dizer que a consciência é uma chispa divina em nós e essa expressão é o que mais se aproxima daquilo que pode se dizer da consciência. Então para dar compreensão a isso que é divino em nós, imaginamos que Deus, Fonte de onde brota a vida, fosse uma Consciência Cósmica, Absoluta, Abstrata, Onisciente, Onipresente e Onipotente e toda criação é uma manifestação desta consciência e que nós homens e mulheres, além disso, carregamos uma pequena porção dela em nós.

Nesta pequena porção da Consciência criadora, está latente todo o poder, sabedoria e amor, base de todas as virtudes e possibilidades de realização e cooperação cósmica. Quando se faz presente este potencial, o homem é um deus criatura e criador, expressando na individualidade aquilo que na origem não tem forma.

A humanidade atual, em sua média, possui uns três por cento de sua consciência desperta. Segundo Albert Einstein, se atingíssemos dez por cento já seríamos gênios e segundo Samael, com seis a sete por cento, seria suficiente para não haver mais guerras que são o resultado da inconsciência humana, fruto da ignorância.

A consciência em si e por si mesma é um estado vibracional e como tal, pode se elevar a níveis superiores no indivíduo, ou inferiores de acordo com o estado em que se encontra a pessoa. A fonte que gera estes estados de vibração é a mente e o sentimento do individuo e isso determina aonde vai vibrar sua consciência. Uma consciência pode descer a níveis muito baixos de vibração e a conseqüência disso são estados negativos de maldades e desordens.

Há casos em que um indivíduo consciente, por um motivo especial, Põe sua consciência a serviço do mal e pelo poder que carrega, provoca grandes destruições. Estes seres são conhecidos no mundo esotérico, como magos negros. Mas quando se desperta a consciência de forma positiva, nos transformamos em mestres divinos e isso deveria ser o normal. Os demais é uma aberração da natureza, uma espécie de aborto.

Voltando a vibração da consciência, quando ela vibra em padrões mais elevados, ela vive mais próximo da "Intenção da Consciência Divina", sua Fonte e origem. Nesse caso ela reflete sua naturalidade e princípios pelos quais fora criada, que são: beleza, bondade, harmonia, alegria, felicidade, inteligência, prosperidade, criatividade, etc.

Quanto mais baixa é a freqüência da consciência, mais dura, áspera, miserável, doentia, etc., é a vida daquela pessoa que vive embaixo desta freqüência. Como dissemos, a freqüência da consciência é alterada pela vibração dos pensamentos e dos sentimentos. Quanto mais negativa é uma pessoa em sua forma de pensar e conseqüentemente de sentir e expressar, mais baixa é a freqüência de sua consciência, mais longe dos propósitos divinos, mais triste, depressiva, revoltada, amarga, adoentada é essa pessoa.

Muitos seres humanos acreditam que são eventos externos, coisas físicas: festas, presentes, empregos, etc., que determinam sua alegria, felicidade, amor, progresso e realização. Quando que na verdade são estados internos de níveis de consciência. Quanto mais próxima vibrar uma consciência de sua Fonte e Origem, mais feliz e realizada se torna a pessoa.

Para que se encontre um estado de felicidade e realização permanentes em todos os níveis da vida, se faz necessário elevar o nível vibracional de sua consciência. Para elevar o nível da consciência, tem que elevar o nível dos pensamentos e sentimentos, que são os determinadores do nível de consciência. As condições terríveis pela qual passa a terra é um resultado direto dos níveis de pensamentos e sentimentos da humanidade que se traduz em fatos.

O segredo para elevar o nível de consciência é elevar o nível do pensamento e isso se faz de forma consciente, com tudo aquilo que nos liga a Fonte da Vida. Oração constante, meditação, a suplica para obter ajuda, força e determinação para alcançar as "atitudes emocionais corretas", e uma infinidade de práticas que se conhece, mas não se pratica entre elas o amor ao próximo, Aquele que se sacrifica por seu semelhante sem pedir nada em troca, vibra a níveis dos mais elevados que beira o divino. Somente pode ser grandemente abençoado.

Enio Chiappetti

Data
Artigos
As páginas deste site são acompanhadas com músicas que elevam a consciência.