Login
Artigos Semanais
Os Médicos, a Medicina e os Pacientes
23/10/2013

O médico sem dúvida é um ser que tem uma das maiores missões junto à humanidade. Até algum tempo atrás a medicina era considerada um sacerdócio. Quem ainda hoje não se sente protegido diante de um médico e o trata como se ele fosse um ser superior?

A medicina é a faculdade da cura e tem como objetivo aliviar as dores e todo tipo de mal que possa estar sofrendo o paciente. A medicina é algo sério e deve ser tratada com todo interesse, zelo e dedicação. É por meio dela que o médico se apóia para exercer sua função de curador.

O paciente é aquela pessoa que por um motivo qualquer, má conduta consciente ou inconsciente, acidente ou falha no organismo, vem a sofrer problemas de saúde. Nos tempos atuais muitas doenças têm origem emocional, estresse, intoxicação, que levam aos estados depressivos e de insatisfações. Dessa forma o médico por meio de todas as suas especialidades e muitas vezes têm muitas, tem que ser um excelente ouvinte, dar atenção, carinho, valorizar a vida e ao indivíduo acometido de doenças.

Que maravilha seria se todos trabalhassem pela saúde, mas, infelizmente o que vemos são laboratórios interessados no controle das doenças para garantir e manter seu faturamento, impedindo muitas vezes que outros laboratórios reproduzam suas drogas e na escassez do produto podem cobrar preços absurdos. Ganhar dinheiro dessa forma é desconhecer completamente as leis que governam a vida. Tudo isso recai sobre o indivíduo como um verdugo e a humanidade continua seu processo de dor e degradação.

Aos médicos o que se passa com a vossa classe? Considerando todos aqueles que mantêm seu ofício como algo sagrado o que faz alguns lutarem para que não venham mais médicos para ajudá-los neste sacerdócio? Deveriam antes agradecer por aliviarem um pouco sua carga pesada de tratar tanta gente que mal sabem cuidar de si e depende desse profissional para sua sobrevivência de mínima dignidade. Fazer greve, falsificar fichas de inscrição, protestar contra a vinda de mais médicos, nos assusta. Em que estão se transformando esses médicos?

No Brasil, nestes últimos anos a importação de engenheiros cresceu 640 % vindos de todas as partes do mundo para aqui trabalhar e não se viu nenhum protesto. Ao contrário, graças a esses profissionais tem crescido a construção civil possibilitando o desenvolvimento do país e ainda necessitamos mais de 40.000 engenheiros. Então por que a classe médica a qual confiamos nossas vidas e dela depende nossa saúde, quer permanecer sozinha num país que dobrou sua população nos últimos 20 anos? Chega a me dar medo, só de pensar que os médicos se tornaram materialistas a ponto de jogar com a saúde humana, fazer da doença um negócio.

Não adianta vir com esta conversa de que os médicos estrangeiros não têm qualificação ou não estão preparados para atender a população brasileira. Até curandeiro já ajuda e é melhor do que não ter nada, como acontece com cidades do norte e nordeste em que não tem nenhum médico para atender a população. Se esses médicos estrangeiros derem um pouco de atenção, um pouco de valor humano de carinho aos doentes já valeu sua presença aqui pelo salário que se prontificaram a ganhar.

Não, eu estou errado, a classe médica não está pensando no lucro, não está negociando com a doença e ganhando com a dor alheia. Deve haver algo de mal entendido nisso. Eu conheço muitos médicos e sou amigo de alguns e confio neles. Meu médico é humano, dedicado, amoroso e transmite confiança. Essa associação, esse sistema quer transformar o médico num empresário, num marqueteiro. Médico é médico e eu confio nele. É um ser assistido pela divindade para que ele seja a extensão do amor e dos cuidados de Deus para com suas criaturas, doentes, assustadas e carentes. O médico é nosso amigo. É aquele que alivia nossos males. É capaz de reorientar nossas atitudes diante da vida e nos torna indivíduos melhores. Quando já não produzirmos a doença, os médicos serão os primeiros a regressarem ao paraíso, pois cumpriram sua missão de anjos da saúde.

Enio Chiappetti

Data
Artigos
As páginas deste site são acompanhadas com músicas que elevam a consciência.