Login
Artigos Semanais
Sophia
25/09/2013

Palavra que significa sabedoria ou sapiência (em grego, "SOFIA") ou o que detém o "sábio" (em grego, "sofós"). (Wikipédia) É a sabedoria divina, Ela é considerada como a responsável pela criação do mundo material, na tradição gnóstica.

Nós os gnósticos, temos um livro que se chama Pistis Sophia, que conta a história da decida a este mundo (vale de lagrimas) da Sophia. È uma história comovente em que narra sua queda e a luta para regressar a seu lugar de origem, o paraíso. Neste drama vem os treze arrependimentos de Sophia, que mostra exatamente a situação em que vivemos neste mundo, as forças que se opoem aos que querem a regeneração.

Quando lemos este livro ( ditado por Jesus após sua ressurreição) vemos nele a situação da alma humana, somos nós mesmos esta Sophia presa a este mundo material e não tem noção de sua origem. Esse é a humanidade e o arrependimento é uma forma de despertar, de buscar ajuda para regressar, mas quem está disposto a se arrepender, se ao menos soubesse que vive num mundo de dor por conta dessa caída. Se ao menos adimitisse que esta forma de vida é destrutiva e desumana. Então poderia impedir essa queda livre, rumo a degeneração da alma. Quanto é dificil o despertr da consciência.

Arrependimentos de Sophia

1 - Arrependimento- Ó Luz das luzes, em quem acreditei desde o princípio, ouve agora, então ó Luz o meu arrependimento. Salva-me ó Luz, pois maus pensamentos penetraram em mim.

Correspondência no Salmo 68: Salva-me, ó Deus, pois as águas alcançaram a minha alma. Estou afundando ou imergindo no lodo do abismo e não havia poder estou entrando no mais fundo das águas e a correnteza está me arrastando.

2 - Arrependimento- Ó Luz das luzes, em quem tive fé não me deixes na escuridão até o fim do meu tempo.

Salmo 70: Ó Deus, meu Deus, eu confio em ti: que eu nunca seja envergonhado!

3-Arrependimento - Ó Luz dos poderes, presta atenção e salva-me. Que fracassem aqueles que querem tirar a minha luz e fiquem na escuridão. Que eles voltem para o caos, e que aqueles que querem tirar o meu poder passem vergonha.

Salmo 69: Ó Senhor Deus! Vem depressa em meu socorro! Fiquem envergonhados e confundidos os que buscam a minha alma!

4 Arrependimento - Ó Senhor Deus! Vem depressa em meu socorro! Fiquem envergonhados e confundidos os que buscam a minha alma!

Salmo 101:Ouve a minha prece, Senhor, que o meu grito chegue a ti!

5 Arrependimento - Ó Luz de minha salvação, canto louvores a ti na região do alto e também no caos.

Salmo 87: Ó Senhor Deus, meu salvador, noite e dia eu clamo a ti: Que minha prece chegue à tua presença inclina teu ouvido ao meu clamor.

6 – Arrependimento - Tenho cantado louvores a ti, ó Luz, na escuridão abaixo. Ouve o meu arrependimento e que a tua luz dê atenção a voz de minha súplica.

Salmo 129: Das profundezas clamo a ti, ó Senhor! Ouve o meu grito! Que teus ouvidos estejam atentos ao meu pedido por graça!

7 – Arrependimento - Ó Luz, elevei meu poder a ti, minha Luz. Tive fé em ti.

Salmo 24: A ti, Senhor, eu me elevo, ó meu Deus. Eu confio em ti; que eu não seja envergonhado, que meus inimigos não zombem de mim!

Jesus explica aos seus: Quando Pistis Sofia proferiu o sétimo arrependimento no caos, a ordem do Primeiro Mistério não me havia chegado para salvá-la e tirá-la de lá. No entanto, por mim mesmo, por compaixão, mas sem ordem levei-a a uma região mais espaçosa no caos. Quando então isto ocorreu, Pistis Sofia não sabia que eu a havia ajudado; nem mesmo me conhecia, mas ela continuou e persistiu o tempo todo a cantar louvores à Luz do Tesouro que ela havia visto outrora e em quem ela tinha tido fé.

8 – Arrependimento - Tenho esperança em ti, ó Luz. Não me deixes neste caos; liberta-me e salva-me com tua ‘gnosis’. Toma conta de mim e salva-me. Sê para mim um salvador, ó Luz e salva-me e leva-me à presença de tua luz.

Salmo 30: Senhor, eu me abrigo em ti: que eu nunca fique envergonhado! Salva-me por tua justiça!

9 – Arrependimento - Ó Luz, derrota aqueles que tiraram meu poder, tirando o poder daqueles que tiraram o meu. Pois eu sou o teu poder e tua luz. Vem e salva-me.

Salmo 34: Julga, Senhor, meus acusadores, aqueles que me fazem injustiça, combate os que me combatem! Toma a arma e o escudo e levanta-te em meu socorro!

10 – Arrependimento - Tenho implorado a ti, ó Luz das luzes, em minha opressão, e tu me ouviste. Ó Luz, salva meu poder dos lábios injustos e sem lei e das ciladas traiçoeiras.

Salmo 119: Em minha angústia eu clamo a ti, Senhor e Tu me respondes. Livra-me, Senhor, dos lábios mentirosos, da língua traidora!

11- Arrependimento - Por que o grande poder se fortaleceu entre os maus?Suas maquinações retiram constantemente a minha luz e como ferro afiado, retiram poder de mim.

Salmo 5: Por que o poderoso se vangloria de sua maldade?
Tua língua planeja injustiça o dia todo; como uma navalha afiada, autora de fraudes.

12 – Arrependimento - Ó Luz, não te esqueças dos meus cânticos de louvor. Pois Autocentrado e seu poder com cara de leão abriram a boca e agiram traiçoeiramente contra mim. Eles me cercaram, desejando tirar o meu poder e me odiaram porque eu cantei louvores a ti.

Salmo 108: Deus a quem louvo, não te cales! Pois boca maldosa e boca enganadora abriram-se contra mim. Falam a mim com língua mentirosa, Palavras de ódio me cercam e me combatem sem motivo. Em vez de me amarem me acusam, e eu fico suplicando, Contra mim trazem o mal em paga de um benefício, o ódio em paga de minha amizade.

13 – Arrependimento - Ouve-me cantar louvores a ti, ó Luz das luzes. Ouve-me proferindo o arrependimento do décimo terceiro eon, a região da qual desci, para que o décimo terceiro arrependimento do décimo terceiro eon seja realizado os eons contra os quais eu transgredi e por isto eu desci.

Salmo 50: Tem piedade de mim, ó Deus, por teu grande amor! Apaga minhas transgressões, por tua grande compaixão! Lava-me inteiro da minha iniqüidade!
Jesus explica: Quando Pistis Sofia proferiu o décimo terceiro arrependimento, naquele momento foi cumprido o mandamento de todas as tribulações que haviam sido decretadas para Pistis Sofia para o cumprimento do Primeiro Mistério, que existia desde o princípio, e chegou o momento de salvá-la do caos e tirá-la de toda a escuridão. Pois o seu arrependimento fora aceito pelo Primeiro Mistério.

E aquele mistério enviou-me um grande poder de luz do alto, para que eu pudesse ajudar Pistis Sofia e a levasse para fora do caos. Assim, olhei em direção dos eons do alto e vi aquele poder de luz que o Primeiro Mistério me havia enviado, para que eu pudesse salvar Pistis Sofia do caos.

Quando eu o vi, vindo dos eons rapidamente para mim eu estava acima do caos outro poder de luz surgiu de mim, para que ele também pudesse ajudar Pistis Sofia. E o poder de luz que havia vindo do alto, por intermédio do Primeiro Mistério, desceu sobre o poder de luz que havia saído de mim, e os dois se encontraram e tornaram-se uma grande efusão de luz.

Jesus atende ao pedido de Sophia e diz aos que ouviam: Quando cheguei ao caos para ajudá-la, ela me viu (e percebeu) que eu tinha compreensão, brilhava intensamente e estava cheio de compaixão por ela. Pois eu não era insolente como o poder com cara de leão que havia retirado o poder de luz de Sofia, oprimindo-a para retirar toda a sua luz. Sofia viu, então, que eu brilhava dez mil vezes mais do que o poder com cara de leão e que eu estava cheio de compaixão por ela. E ela sabia que eu vinha do Alto, em cuja luz ela tinha tido fé desde o princípio. Pistis Sofia tomou coragem, então, e proferiu o décimo arrependimento, dizendo:

Sofia profere uma canção de louvor (a 14ª) Cantarei louvores a ti, ó Luz, pois ansiava vir a ti. Cantarei louvores, ó Luz, pois tu és minha libertadora.
Não me deixes no caos. Salva-me, ó Luz do Alto, pois és tu que tenho louvado. Por meio de Salomão, dizendo: Agradecerei a ti, ó Senhor, pois tu és meu Deus. Não me abandones, ó Senhor, pois tu és minha esperança. Tu me destes tua proteção livremente e fui salvo por tua causa.

Sofia canta outra canção de louvor (a 15ª) A Luz tornou-se uma coroa sobre minha cabeça; e eu não me afastarei dela, para que as emanações do Autocentrado não possam roubá-la de mim. E ainda que todas as matérias sejam removidas eu no entanto, não me moverei.

Quando as emanações do Autocentrado notaram que Pistis Sofia havia sido levada às regiões mais elevadas do caos, apressaram-se em persegui-la, desejando trazê-la de volta para as regiões inferiores. E meu poder de luz, que eu havia enviado para trazer Sofia para fora do caos, brilhou intensamente. Enquanto as emanações do Autocentrado perseguiam Sofia, que havia sido levada para as regiões mais elevadas do caos, ela cantava outra vez louvores e me implorava, dizendo:

Salomão, na Ode 19, dizendo:O Senhor está em minha cabeça como um coroa, e não me afastarei dele. A verdadeira coroa foi preparada para mim, e por intermédio dela teus galhos brotaram em mim. Pois ela não é como uma coroa murcha que não brota. Mas tu estás vivo em minha cabeça e tu brotastes em mim. Teus frutos são plenos e perfeitos, cheios de tua salvação."

Assim, olhei em direção dos eons do alto e vi aquele poder de luz que o Primeiro Mistério me havia enviado, para que eu pudesse salvar Pistis Sofia do caos. Quando eu o vi, vindo dos eons rapidamente para mim eu estava acima do caos outro poder de luz surgiu de mim, para que ele também pudesse ajudar Pistis Sofia. E o poder de luz que havia vindo do alto, por intermédio do Primeiro Mistério, desceu sobre o poder de que havia saído de mim, e os dois se encontraram e tornaram-se uma grande efusão de luz.

Salmo 84: Misericórdia e Verdade encontram-se, Justiça e Paz abraçam-se. Da terra germinará a Verdade e a Justiça se inclinará do céu. Misericórdia então, é o poder de luz que havia descido por intermédio do Primeiro Mistério, pois o Primeiro Mistério havia ouvido Pistis Sofia e teve piedade dela por todas suas tribulações.
Convido a todos a imitarem a Sophia ler e reler este resumo de seus arrependimentos e fazê-los nossos, nos ajudarão e muito nesta caminhada rumo ao despertar. A Humildade é uma boa pedida, não custa nada arrepender-se.

Enio Chiappetti

Data
Artigos
As páginas deste site são acompanhadas com músicas que elevam a consciência.